02/05/2012

Observando Campinas.

Em resposta as aulas do curso, aula: Compreendendo frações do espaço urbano, a Professora Taiza Soletti, faz uma análise entre duas fotos da cidade de Campinas:





Na primeira foto, que é a vista de uma  Campinas de 1957, a partir da torre do Castelo, o que penso que se sobressai a princípio e que é um indicador da idade da foto, é o fato de a mesma ser em preto e branco, com baixa resolução. Observa-se também a arquitetura 'popular' típica da época, já que não é uma cidade toda projetada, como Brasília. As casas eram mais simples, não se vêem tantos muros, provavelmente todo mundo das redondezas se conhecia e não se tinha a violência que presenciamos hoje em dia. Dá pra ver muitos terrenos vazios ainda, e ao fundo pode-se ver uma região aparentemente vasta e também sem construções. 

Na segunda foto, de 2007, vê-se a modernização que tomou conta da cidade, com seus muitos prédios, provavelmente boa parte das casinhas da primeira foto foram derrubadas para darem lugar a tais edifícios. A foto já é colorida, em melhor resolução, e o as áreas desabitadas da primeira foto mal aparecem ao fundo. 

Observando, as duas, lado a lado, não parecem ser da mesma cidade. A primeira cidade é uma cidade pitoresca, enquanto a segunda já tem ares de cidade grande, movimentada. 


Um comentário:

Renata disse...

A população cresceu a cidade mudou, temos ainda parques e alguns outros espaços naturais, outros desapareceram muitos outros desaparecerão. “O capital celebrou suas orgias” Marx.