09/06/2011

Rede Sociais

As redes sociais podem sim contribuir e estimular a educação, uma rede de futuras possibilidades, nos métodos e nas formas de ensino renovando o aprendizado com a colaboração de todos.
Muitos especialistas afirmam que a educação faz a diferença no uso da web, principalmente as redes sociais, apesar de apresentar-se deficiente na utilização em seu benefício. Não sabemos que caminho trilhará, mas li em um blog, que temos nela um ambiente propício para uma educação personalizada, ativa, interativa, colaborativa, pautada pelos interesses dos participantes, em que, nas palavras de Paulo Freire, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, mas todos se educam uns aos outros, em diálogo e comunhão.”
Nosso público (jovens alunos) há tempos transitam, pintam e bordam neste mundo, temos que estar atentos!. Sei que a indagação continua: Mas, como?
Muitos afirmam que, tudo se resume em planejamento, criação, linguagem, estudo, notícias, o uso de ferramentas disponíveis como blog, weblog, fotolog e outros. Enfim, inovar!

Um comentário:

Taiza disse...

É natural que as crianças de hoje tenham mais contato com diferentes tecnologias desde muito cedo, o que era mais difícil ou até impossível há alguns anos atrás. Mas há que se levar em conta, na minha opinião, que a exposição a algumas redes sociais precisa ser monitorada, sob o risco de se tornarem uma massa que sabe acessar a internet e que entende tudo de computadores, porém não sabe ler ou escrever corretamente. Quando há este equilíbrio, todos têm a ganhar, já que a criança teria acesso a pesquisas, mas não copiaria pesquisas prontas que já estão expostas na rede, e com a supervisão de adultos (familiares/professores) não perderia o foco. Hoje em dia, muita gente (inclusive adultos) sabe usar a internet de forma até fútil, mas já esqueceu dos fundamentos de Física, Matemática, e não sabe organizar uma frase longa no nosso próprio idioma. Todo cuidado é pouco, mas, quando se sabemos utilizar estas ferramentas a nosso favor, o resultado é enriquecedor e facilitador de pesquisas e contatos com o conhecimento.