18/04/2012

Espaço, lugar, paisagem e território.


Uma paisagem é sempre passiva das marcas que os homem deixam. Por essa razão, os espaços ocupados pelo homem ostentam características que revelam um pouco da história humana. 


LUGAR NA ARTE
Como leitura mínima, recomendamos o texto   Nudez e território, de Cristina Salgado e Regina de Paula,(clique sobre o título) na exposição que ocupou as salas Cavalariças do Parque Lage (RJ-2009), as artistas lançam o observador a questões de largo lastro na história da arte, mas que são, sobretudo, referentes a importantes debates contemporâneos. Algumas dessas questões aparecem já no título do projeto e dizem respeito tanto à presença do cubo como forma e imagem quanto à relação da arte com a representação do espaço natural, o que remete à noção de paisagem, mas também à arte no espaço da cidade, enquanto lugar de domínio público.  


Um espaço interno que, mais do que ao lugar fisico, diz respeito a um lugar simbólico.

3 comentários:

Taiza disse...

Muito interessante esta discussão, estive nesta aula e gostei de aprender novos conceitos, que nos ajudam a apurar a observação, e a olhar para os objetos, artes, lugares, a partir de uma nova perspectiva.
Taiza - Cemei S. Fco de Assis.

Cintia disse...

Agora, pensando melhor, começo a me dar conta de que, embora estejamos mergulhados num mundo de coisas, sons, cheiros e sensações, pouco prestamos atenção ao que nos rodeia e ao que os olhos absorvem. Há tanto o que se descobrir ainda pelo nosso olhar! Necessário se faz colocarmos um propósito de descobrir, sentir ou observar algo diferente em cada novo dia, mesmo que passemos pelo mesmo caminho, pela mesma rotina, pelos mesmos lugares.

Renata disse...

Um espaço conta uma história ou diversas histórias mesmo que estejamos alheios a elas, e uma vez quando estamos dentro deste espaço, somos participantes dele, compomos este universo único, fazemos parte desta relação, estejamos nós perceptíveis a tudo isso ou não.